As verrugas são um problema de pele bastante comum. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que elas são causadas pelo papilomavírus humano, conhecido como HPV, e podem surgir em diversas partes do corpo, incluindo a região íntima. Existem de maneira sucinta, basicamente 5 tipos de verrugas, cada uma causada por uma variação (sorotipo) diferente do HPV. Importante lembrar que essa condição de pele é transmissível pelo contato direto com as pessoas infectadas, uma vez que é causada por um vírus. Por isso, é importante não fazer esse contato com a pele se estiver sem luvas e sempre higienizar as mãos.
Tipos de verrugas
A diferenciação entre os tipos dessa condição na pele é feita com base na localização do corpo em que surge. Sendo assim, existem:
plantar: é aquela que aparece na sola dos pés, conhecida popularmente como “olho de peixe”;
genital: surge nas partes íntimas do corpo, tanto no homem quanto na mulher;
plana: é macia, pequena e possui coloração castanha ou amarela, aparecendo principalmente na região da face;
filiforme: costuma aparecer em pessoas com mais de 60 anos, também na região do pescoço e da face;
vulgar: se manifesta principalmente nos dedos, mas também pode surgir em cotovelo, joelho e couro cabeludo. É da cor da pele e geralmente é coberta por uma espessa crosta de coloração clara.
O que todos esses tipos do problema em questão têm em comum é que podem ser retirados por meio de uma técnica conhecida como cauterização.