Angiologia é a especialidade médica que cuida do sistema circulatório. O infarto acontece quando o fluxo nos vasos sanguíneos é prejudicado, seja por obstrução ou rompimento. Essa também é a causa do AVC (acidente vascular cerebral), popularmente conhecido como derrame cerebral.

Devido ao acúmulo de placas gordura, (formadas basicamente por colesterol e cálcio), as artérias, vasos que levam o sangue oxigenado do coração aos órgãos e tecidos, podem sofrer diversos graus de entupimento, do parcial até mesmo ao total. Nesses casos, o fluxo de sangue é mantido apenas por pequenas artérias, as chamadas colaterais, que em geral não são suficientes para irrigar o local afetado.

CAUSAS:

IDADE:
A aterosclerose das pernas ocorre sem sintomas em taxas variáveis de 50 a 58%. Ocorrem sintomas em até 6% dos indivíduos acima de 70 anos.

DIABETES MELITO (DM):
Induz à dislipidemia – elevação dos níveis de colesterol, em particular a elevação dos níveis de triglicérides.

HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS):
Pode se associar a alterações da parede do vaso, causando distúrbios metabólicos nas camadas das artérias e espessamento delas, causando uma falha no controle de transporte de substâncias que vem do sangue.

TABAGISMO: O ato de fumar causa deficiência na oxigenação dos órgãos e tecidos. A afinidade do monóxido de carbono (CO) pela hemoglobina é elevadíssima, 250 vezes superior a afinidade ao oxigênio, ocorrendo a formação da carboxiemoglobina (CO-Hb) de com isso, problemas de circulação.